Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Noticias 2017 Agosto Itec e Polícia Militar firmam parceria para digitalização de documentos
22/08/2017 - 15h39m

Itec e Polícia Militar firmam parceria para digitalização de documentos

Algumas peças do acervo da PM têm mais de 100 anos e contam parte da história da segurança em Alagoas

Itec e Polícia Militar firmam parceria para digitalização de documentos
Texto de Gabriela Araújo

Empresas e órgãos, por menores que sejam, possuem a tarefa diária de gerenciar grandes quantidades de informação em seus processos administrativos. Essas informações, disponíveis apenas em meio impresso, trazem grandes dificuldades em termos de manuseio, localização e segurança.

 

foto1

 

Para reduzir essa vulnerabilidade, a Polícia Militar de Alagoas firmou uma parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) para fazer um acervo digital de seus documentos, alguns deles com valor histórico, no intuito de organizá-los de forma mais fácil e segura.

 

“Nós temos uma vasta documentação que, hoje, encontra-se em papel, de difícil acesso; são documentos de, praticamente, 100 anos de uso. Há muito tempo vínhamos sentindo a necessidade de transformar toda essa documentação manual em documentos digitais, para facilitar o manuseio e a busca da informação, pois a lei determina a transparência e agilidade no atendimento ao cidadão. E o termo de cooperação vem justamente para nos ajudar a cumprir essa determinação legal, de prestar um melhor serviço para a sociedade”, enfatiza o tenente-coronel da PM, Álvaro Bonfim.

foto2

 

O Itec já firmou parceria com outras secretarias e órgãos, que aderiram ao processo de virtualização. O instituto enfoca a preocupação de preservar os arquivos memoriais em meio digital, partindo da grande necessidade de evitar a perda dos documentos úteis, que, muitas vezes, ocorre por questões climáticas, ameaças biológicas ou manuseio inadequado. Além da preservação dos dados importantes, a digitalização permite maior agilidade no acesso à informação, pois o tempo de procura por arquivos é reduzido.

 

“Acredito que isso vai ser um projeto-piloto para que os outros órgãos a importância da digitalização dos seus acervos. No Núcleo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (Nged) já trabalhamos com a digitalização de documentos da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e de alguns setores da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O próprio Itec é basicamente todo digitalizado e, hoje, trabalhamos o acervo do Instituto de Metrologia (Inmeq). Ainda estamos vendo a possibilidade de uma parceria com a Educação e com a Saúde, que são as maiores secretarias do Estado”, informou a assessora técnica de Simulação e Análise, responsável pelo gerenciamento do Núcleo, Eliane Lôbo.

 

Os órgãos governamentais que também quiserem a virtualização de seus documentos devem fazer uma solicitação via ofício ao Itec.

Ações do documento