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07/06/2017 - 18h16m

Itec coloca em operação plataforma genuinamente alagoana

Desenvolvida em parceria com a Controladoria-Geral do Estado , plataforma começou a ser utilizada nesta quarta-feira (7)

Itec coloca em operação plataforma genuinamente alagoana
Texto de Isaac Moraes

Os responsáveis pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) dos órgãos e secretarias do Estado tiveram a oportunidade de iniciar, nesta quarta-feira (7), a utilização da nova plataforma e-SIC Alagoas, genuinamente alagoana, desenvolvida e disponibilizada pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE).

 

A ferramenta começou a ser implementada em fevereiro deste ano, pela Fábrica de Sistemas do Itec, utilizando tecnologias open source, ou seja, de código aberto, sem custo e necessidade de compra de licenças, além de atuais no mercado, a exemplo da linguagem de programação de alto nível Python, banco de dados PostgreSql e o framework Django.

 

Uma das particularidades mais importantes do novo sistema é que ele atenderá toda a demanda contida e prevista na Lei de Acesso à Informação (LAI). O anterior, desenvolvido pela Prefeitura de Natal e indicado então pelo Governo Federal, mesmo eficiente, atendia apenas em parte à LAI e precisou ser adaptado pelo Itec para que pudesse ser utilizado e suprir a Lei por inteiro, porém, ainda com algumas deficiências. Partiu daí a ideia de uma plataforma totalmente alagoana, que pudesse atender de maneira integral o SIC do Estado.

 

“Para o novo e-SIC, conseguimos mapear todos os processos da Lei de Acesso à Informação e as específicas do Estado, como comissão mista e outros pontos. O sistema está bastante robusto e flexível para possíveis mudanças e extensões, seguindo 100% a Lei de Acesso à informação” explicou o analista de sistemas do Itec, Marcos Pereira, que há um mês ministrou treinamento na CGE sobre a plataforma para todos os responsáveis pela LAI. O próximo passo, ainda de acordo com o analista do Itec, é estender a plataforma para dispositivos móveis, como aplicativo.

 

O suporte técnico do e-SIC Alagoas continua sendo pela Central de Serviços do Itec, por intermédio do número 3315-7000. No caso das regras de negócio da Lei e outras questões que envolvam dúvidas sobre SIC, é só entrar em contato com a CGE, sendo um dos canais o e-mail sucor@cge.al.gov.br.

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