Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Noticias 2017 Outubro Hora do Código atrai alunos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
27/10/2017 - 16h56m

Hora do Código atrai alunos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Atividades que envolvem a matemática aconteceram na escola estadual professor Edmilson Pontes

Hora do Código atrai alunos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Texto de Geysa Miranda

No quinto dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 em Alagoas, um projeto que envolve a parte lógica da matemática na robótica e programação de computadores chamou a atenção dos jovens da escola estadual professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, nesta sexta-feira (27). O “Hora do Código” é um projeto internacional e atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países. Ele sugere algumas “trilhas” para quem está querendo aprender a programar, onde pode-se adquirir noções básicas de desenvolvimento web e programação de jogos, por exemplo.

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Leonardo Vieira, responsável por levar essa atividade aos estudantes, propôs um desafio, fazendo uma competição com o intuito de observar qual aluno conseguiria decifrar os códigos mais rápido e aproveitou a oportunidade para divulgar uma novidade. “Lancei aqui um desafio de programação, por meio de um jogo e quero ver quem soluciona mais rápido. Esse projeto chamado ‘Hour of Code’ é muito interessante e pretendemos expandi-lo para outras escolas estaduais”, afirma o professor.

Erick Gabriel, estudante do 1º ano do ensino médio, foi o aluno que conseguiu a liderança, passando pelos 10 passos do jogo com mais rapidez. “Foi um desafio fácil e prático, porque eu já tenho afinidade com a robótica. Quase tudo envolve cálculo, quem aprende a matemática não esquece e isso ajuda bastante”, explicou o estudante.

Além desse projeto, alunos e professores se debruçaram pelo universo da matemática com atividades como: construção de sólidos envolvendo geometria plana e espacial e construção de jogos e desafios com contextos voltados para a cultura escolar e aprendizagem significativa.

Para a diretora da escola, Maria de Fátima Cavalcante, ações como essa são sempre bem-vindas para agregar conhecimento aos alunos. “Hoje, eles estão vivenciando coisas diferentes com a tecnologia e a matemática aplicada a diversos caminhos. Esperemos que projetos como esse voltem todo ano”, disse a diretora.

Atividades do Ipasel Saúde

Servidores do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores de Alagoas (Ipasel Saúde, também estiveram presentes promovendo ações de reflexão sobre a biologia do envelhecimento, envolvendo os cinco sentidos (olfato, visão, paladar, audição e tato).

As ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, são coordenadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e seguem até 29 de outubro (domingo). Toda programação está disponível no site www.snct.al.gov.br.

Sobre o matemático Edmilson Pontes

Engenheiro, professor, matemático e ator. Doutor em Geometria Diferencial pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada IMPA/CNPq, em 1974. Professor (Catedrático) de Matemática do Colégio Estadual de Alagoas. Professor de Hidráulica na Escola de Engenharia e de Matemática na Universidade Federal de Alagoas. Em 22 de Agosto de 2002, o Liceu Alagoano passou a se chamar Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele (Decreto No 810/2002)