Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Noticias 2017 Setembro Servidor do Itec apresenta livros digitais em seminário de Tecnologia da Informação
16/09/2017 - 17h23m

Servidor do Itec apresenta livros digitais em seminário de Tecnologia da Informação

45º Secop teve como tema TI Pública – Conectando o Governo com a Sociedade Digital

Servidor do Itec apresenta livros digitais em seminário de Tecnologia da Informação
Texto de Isaac Moraes

Marcos Fonsêca, servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), funcionário público há quase 40 anos, teve um sonho realizado: o lançamento dos seis livros que escreveu sobre tecnologia da informação e comunicação (Tics) num evento de peso, oSeminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP, em Porto de Galinhas (PE), tendo como tema “TI Pública – Conectando o Governo com a Sociedade Digital”.

 

As publicações são frutos de 16 anos de pesquisas ininterruptas sobre o universo das Tics. Após reunir um material vasto com o intuito de preparar o projeto que transformaria o antigo Instituto de Processamento de Dados (IPD) em Itec, o Servidor percebeu que havia ficado com uns 300 materiais sobre tecnologia, que precisava ser mantido e catalogado. A partir daí, criou uma cartilha, espécie de um glossário, recebeu o aval da presidência do Itec à época e após inúmeras outras contribuições e anos de pesquisa, saiu o trabalho que foi pré-lançado no Secop 2017. Marcos é só alegria.

 

“A ficha ainda não caiu, fui pego de surpresa eu acho que eu ainda estou sonhando, eu esperei 16 anos por esse reconhecimento. Isso vai me empenhar, me dar forças para tocar a nova edição. 40 anos de uma instituição como o Itec não acontece todo o dia, agora depende dos jovens que estão entrando construir o Itec dos 80 anos, do futuro, que precisa ser melhor ainda” disse o escritor.

De acordo com Eliane Lôbo, Gerente do Núcleo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos do Itec (Nged), é significativo que a homenagem a Marcos Fonsêca, e por tabela aos 40 anos do Itec e aos servidores públicos, aconteça em um evento do porte do Secop 2017.

 

“Foi muito bom que fosse feito aqui nesse evento porque deu oportunidade de outras pessoas conhecerem o trabalho do Marcos Fonseca e também pela valorização do servidor público. Foi também uma forma do Itec prestigiar tão rico trabalho. Marcos Fonsêca tem uns 38 anos de serviço público, a vida inteira dele foi fazendo pesquisa, e ele estava felicíssimo ontem”, disse Eliane Lôbo.

 

Os livros escritos pelo servidor estão disponíveis no endereço http://bit.ly/2x4H4c4. No evento, foi disponibilizado um QR Code para o download. O Secop 2017 é um evento de múltiplos olhares sobre a tecnologia para governo e, por isso, tem o papel fundamental de fazer a ponte entre setor público, iniciativa privada e a população. Estão sendo esperados mais de mil profissionais de TIC, gestores públicos, acadêmicos e representantes de instituições de pesquisas.

 
 
 
 
 
 
Ações do documento