Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Noticias Itec dobra capacidade de armazenamento de dados
23/08/2012 - 09h28m

Itec dobra capacidade de armazenamento de dados

Considerado um dos storages mais eficientes do mercado, o 3PAR vai abrigar sistemas de grande porte como a Folha de Pagamento, o Integra e o Expresso

Isabelle Carvalho

Para atender a crescente demanda por armazenamento de dados, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) conclui esta semana a instalação do 3PAR, um storage conhecido pela eficiência e rapidez de processamento. A aquisição dobra a capacidade de armazenamento do Datacenter estadual.

“O investimento feito na expansão da área de armazenamento faz parte de um conjunto de ações que o Itec está desenvolvendo no sentido de viabilizar avanços na infraestrutura de seu  Datacenter, que tem como objetivo principal melhorias no fornecimento dos serviços prestados ao Governo do Estado e ao cidadão”, comenta o superintendente de Tecnologia da Informação do Itec, Raymundo Fernandes.

Por ser muito mais rápido que os outros, o equipamento será destinado para ambiente de alto desempenho. “Uma parte do storage será destinada para produção e a outra para sistemas em homologação e backup. Vários sistemas que hoje estão esperando mais espaço, como a Folha de Pagamento, o Integra e o Expresso, serão beneficiados”, comenta o gerente do Datacenter no Itec, Tiago Fonseca.

O equipamento é expansível e já existe projeto de ampliação por parte do Itec e também através de outras secretarias que pretendem utilizar o espaço. “Cada dia se pede mais espaço em disco, seja para Geoprocessamento, Gestão Eletrônica de Documentos ou para a própria Folha de Pagamento, o 3PAR veio para suprir essa necessidade”, completa Fonseca.

O consultor de tecnologia da HP, Orlando Victorino, garante que o Itec é o primeiro em Alagoas a possuir um 3PAR. Durante a assistência na instalação, Orlando aproveitou para elogiar o Datacenter; “a infraestrutura de tecnologia do Itec me pareceu bastante nova e organizada. É o primeiro 3PAR instalado em Alagoas, este é o storage da HP com mais performance e flexibilidade, proporcionando uma experiência melhor ao usuário final”, finalizou.

Ações do documento