TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas
Quinta, 14 Novembro 2019 01:54
CONECTE SUS

Ministério da Saúde alinha com Itec e Sesau a implantação do projeto-piloto de atenção primária aos municípios

Órgãos estaduais estreitam parceria com equipe Datasus para fortalecer disseminação do programa

A melhoria dos indicadores da Atenção Primária, além de uma das melhores coberturas de internet do país, fez com que o Ministério da Saúde escolhesse Alagoas para iniciar a implementação do Conecte SUS A melhoria dos indicadores da Atenção Primária, além de uma das melhores coberturas de internet do país, fez com que o Ministério da Saúde escolhesse Alagoas para iniciar a implementação do Conecte SUS Ascom/Itec
Texto de Isaac Moraes

O programa Conecte Sus, de informatização do governo federal para a saúde pública nacional, foi lançado oficialmente pelo governador Renan Filho e o ministro da saúde, Luiz Mandetta, na última segunda-feira (11) e representantes do Datasus, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), já estiveram na sede do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) para debater e estreitar a parceria.

Com a presença de representantes também da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o intuito da reunião com a equipe ministerial foi alinhar com  o Itec sobre a implantação e disseminação do projeto junto aos municípios. Alagoas foi o estado escolhido pelo Ministério para abrigar o projeto piloto dos programas e o Itec é parceiro no que concerne à parte técnica.

foto4

“Nesse projeto piloto está contemplada a implantação do que seria o modelo para o projeto nacional. Logicamente que haverá um aporte financeiro do Ministério da Saúde e serão resguardadas todas as responsabilidades da Sesau concernentes à área. Nós do Itec entramos a convite da Sesau como parceiros na parte técnica o que prevê justamente equipamentos, conexão de internet e todos os demais recursos necessários para que os municípios que queiram aderir possam ter a informatização desenvolvida em sua plenitude” explicou Luciano Júnior, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia.

A representante da Superintendência de Atenção à Saúde da Sesau, Evelise Balbino, frisa o papel importante de instituições municipais na implantação e continuidade dos programas.

“O papel da Secretaria é acompanhar, monitorar e ajudar os municípios com esse projeto maravilhoso do Ministério de informatizar e custear 100% dos municípios alagoanos. Porém, acho de grande importância, não só a Sesau, mas o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e a Associação dos Municípios Alagoanos (Ama), já estarem participando desse projeto, nos apoiando como instituição e posteriormente estando sempre em contato conosco e o Ministério” disse Evelise.

foto2

“A reunião com o Itec e a Sesau foi boa, aproximou essa parceria, pois o ministério da saúde sozinho não conseguiria fazer nada. Precisamos de instituições como o Itec, que é ligado ao governo, para nos ajudar a disseminar os programas” informou Jacson Barros, diretor do Datasus.

“Eu não tenho dúvidas de que essa parceria vai trazer grandes benefícios, porque o Itec conhece muito bem a realidade do povo alagoano, a realidade da estrutura tecnológica de Alagoas, então tê-lo como parceiro nos ajudará a criar um modelo que será levado a todos os outros estados do Brasil, porque a gente acredita muito que esse projeto, para dar certo, tem que ter o envolvimento de todo o mundo” concluiu.