A qualidade na prestação dos serviços públicos e no atendimento aos cidadãos é prioridade para o Governo de Alagoas. Com esse foco, a equipe do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) inicia a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, tendo como alicerce os requisitos das normas técnicas mundiais NBR: ISO 9001:2015.
O Sistema de Gestão da Qualidade é um projeto antigo do Instituto, que chegou a implantar um Modelo de Excelência e Gestão (Meg). Para a implantação do Sistema ISO 9001, em pouco tempo o Itec criou o Comitê de Gestão da Qualidade, o Escritório da Qualidade e firmou acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) para auxílio na reestruturação do Sistema no órgão.
“Temos um modelo de excelência e gestão de nível nacional e, agora, estamos dando um passo maior, que é a ISO. O foco, primeiramente, será a nossa Gerência de Operações e seus processos auxiliares, depois expandiremos por todo o Itec”, explica Alcimeire Costa, integrante do Escritório da Qualidade. “Como benefício, teremos melhoras na qualidade do serviço, prospectaremos clientes, otimizaremos processos. O planejamento de reestruturação é muito vasto e só tende a acrescentar à instituição, que ganhará nível mundial de excelência e prestação de serviços”, completa.
Por meio da cooperação técnica com a Seplag, a equipe do Itec recebe um treinamento com a superintendente de Modernização e Gestão da Qualidade da secretaria, Adriana Maia. No treinamento, além da ISO 9001, o grupo ainda tem a oportunidade de aprender sobre outras normas como a 3100 – Gestão de Risco, 31010 – Técnicas para o Processo de Avaliação de Riscos, ABNT ISO Guia 73 – Gestão de Risco Vocabulário e ABNT ISO_TR 31004 – Gestão de Risco – Guia para Implantação ISO 31000.
“A linguagem da qualidade no mundo é a ISO 9001. Esse treinamento surgiu de uma demanda do governador Renan Filho, em 2015, quando ele solicitou que disseminássemos o nosso modelo para as secretarias de Educação e a Segurança. Fomos além e já o levamos para mais de 30 órgãos do Poder Executivo, sem ônus para o Estado. Economizamos mais de R$ 30 milhões em consultoria para o governo” disse Adriana Maia.
De acordo com o superintendente do Itec, Adolfo Bernardes, as ações estão alinhadas com a competência do instituto. “Toda essa movimentação pela qualidade é a busca constante do Itec em aprimorar seus serviços ao governo e aos cidadãos, cumprindo sua competência de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades para um desempenho com foco em resultados. Temos muito trabalho pela frente, mas também uma ótima e comprometida equipe”, disse o superintendente.