Texto de Isaac Moraes
Imagem Daniel Cabral
A Superintendência de Serviços e Escritório de Negócios do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) divulgou o resultado de uma pesquisa de satisfação realizada com os maiores clientes do Instituto: órgãos e secretarias da administração pública estadual alagoana. O objetivo da pesquisa é atualizar cada vez mais os serviços oferecidos pelo órgão, dentro de um processo de melhoria contínua.
Foram analisados três principais setores do Itec: Assessoria de Projetos, Gerência de Operações e Gerência de Desenvolvimento. Questionamentos como “recebo consultoria adequada na elaboração de projetos?”, “Os sistemas disponibilizados facilitam e otimizam as suas atividades no dia a dia?” e “A abertura de chamados para suporte a links e internet é fácil?” foram realizados aos clientes e deram o tom da pesquisa.
“Nessa pesquisa coletamos a ideia ou sentimento do cliente com relação a esses três setores, então nesse momento o cliente teve a possibilidade de dizer qual a sua percepção dos serviços que são prestados pelo Itec com relação a essas três áreas. Quando a pesquisa retornou, elaboramos o laudo final, consolidado do resultado da pesquisa e encaminhamos para alta gestão e para os setores que foram envolvidos. Com isso, nós temos o trabalho de tentar melhorar e ampliar a qualidade dos serviços que o Itec presta para o Governo e sociedade” explicou Paulo Coutinho, superintendente de serviços.
Um dos órgãos clientes ouvidos na pesquisa foi o Corpo de Bombeiros. Segundo o Major Luiz Augusto, representante da corporação e participante da pesquisa, um dos pontos mais importante da ação é dar voz à administração pública estadual.
“Eu acho muito importante esse tipo de iniciativa. Na medida em que dá voz aos usuários, o Itec pode contar também com esse feedback para poder prover um processo de aprimoramento contínuo. Foi muito legal participar, pesquisa rápida e intuitiva, perguntas diretas e de fácil compreensão. Satisfação por ter sido selecionado para participar, fiquei feliz e espero ter colaborado. Parabéns ao Itec pelo trabalho de excelência que é feito em todas as frentes” disse o Major do Corpo de Bombeiros.
Para o técnico do escritório de negócios do Itec, Ricardo Ayres, o foco sobre o cliente é o que dá a tônica do trabalho eficiente do Instituto.
"A opinião do cliente é primordial e o melhor mecanismo para obtermos tais informações é a Pesquisa de Satisfação de Clientes. Formalizar questões objetivas que nos forneça a real expressão do cliente sobre nosso produto nos levará a entregar a melhor solução para atendê-lo, e ainda sanar possíveis inconformidades. O processo gerará dados imprescindíveis para alimentar nossos indicadores de satisfação e isso nos mostra para onde estamos caminhando” informou Ricardo Ayres.
A única instituição que não participou da pesquisa foi a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas – SESAU, embora vários contatos tenham sido estabelecidos na tentativa de obter-se resposta à pesquisa. O resultado pode ser visualizado no link https://www.itec.al.gov.br/arquivos. Anexados a este laudo estão presentes os gráficos analíticos que oferecem uma visão qualitativa e quantitativa da pesquisa realizada.