Texto de Isaac Moraes
Imagens Seduc/Daniel Cabral
Foram 3000 vagas para professores da rede estadual no maior concurso da educação de Alagoas. O certame já está na fase final e ao contrário dos outros concursos realizados na área e no Estado, dessa vez os cidadãos receberam o auxílio luxuoso do Sistema de Concursos da Educação, uma ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que facilitou a vida não apenas dos agora concursados, mas também da equipe da própria Seduc, inovando no processo de avaliação de títulos e posse dos novos professores.
"Há um ano, a Seduc resolveu fazer o concurso para 3000 vagas de professores. Neste primeiro momento, planejando a admissão desses funcionários, notamos que era necessário fazer um sistema para receber os documentos. Era uma época de pandemia, então buscamos o Itec para fazer essa parceria no desenvolvimento do sistema de concursos. Esse sistema visa receber os documentos do candidato, os títulos, fazer a análise e deixar tudo muito mais fácil e leve, além de ainda gerar informações" explicou Waleska Paes, superintendente de valorização de pessoas da Seduc.
"O Itec foi um excelente parceiro na efetivação do concurso, sem o sistema a gente não seria eficiente na avaliação de 3000 títulos de servidores em 30 dias. No último concurso, 30 dias foi o tempo que levamos para fazer manualmente o processo de avaliação dos títulos de 800 candidatos. É o início de uma parceria Itec Seduc que se estenderá para outros Sistemas, como o de vida funcional do servidor, que acompanhará o trabalhador do concurso até a aposentadoria. Eu só tenho a agradecer a parceria do Itec e a todos os técnicos, pelo desempenho, carinho e compreensão com a gente aqui da Seduc" completou a superintendente.
Do outro lado da ferramenta, muita gente também gostou da inovação. É o caso da professora de matemática Camila Lima, que sentiu o processo mais prático.
"A utilização do sistema foi muito positiva, tanto no ponto de vista operacional quanto em relação à praticidade. Ele foi desenvolvido de forma muito objetiva, então enquanto concursada, participante dessa ação, eu não tive nenhum problema em relação a todo preenchimento e manuseio, a inserção do documento, então estava tudo lá muito claro e objetivo e tem a praticidade né, a maneira como a gente conseguiu colocar toda essa documentação, esse foi um dos pontos mais positivos" disse a professora.
Imagem: Daniel Cabral/Ascom Seduc
O professor de história João Soares viu como uma das vantagens poder fazer tudo isso de casa, sem aglomeração.
"Foi muito prático não precisar que 3.000 aprovados fossem presencialmente fazer prova de títulos, em época de pandemia. Então, agilizou bastante o processo. Para mim o sistema é bem intuitivo, foi muito fácil, bastou apenas scanear o documento, anexar o arquivo no formato PDF e enviar. Não tive nenhum problema, recebi a senha no e-mail que eu havia cadastrado e consegui entrar tranquilo. Agora, vem a próxima etapa, a do envio dos demais documentos”, relatou o historiador.
Todo contato inicial e trâmites necessários foram realizados inicialmente pela Superintendência de Serviços e Escritório de Negócios do Instituto, que introduziu para a Gerência de Desenvolvimento do Itec (Gerd) as necessidades e anseios da Secretaria cliente, para que então a Gerd desenvolvesse a ferramenta.
"Após a solicitação da Seduc, realizamos reuniões virtuais e depois presenciais para levantamento de requisitos e acompanhamento na evolução dos módulos de convocação de títulos, recursos e posse. Nestes módulos, os perfis de avaliador de títulos, supervisores e recursos humanos realizam análise dos títulos e dados no ambiente administrativo. As ações que os candidatos devem realizar mudaram de acordo com o Edital, sendo o envio de documentação para a posse a atividade atual dos candidatos" explicou Larissa Santos, desenvolvedora da Gerd Itec.
De acordo com o chefe de desenvolvimento do Itec, Luis Burgos, a ferramenta tem potencial para se estender para os concursos estaduais como um todo.
"A ideia é aumentar e evoluir mais ainda esse Sistema, que vai ter um banco de dados onde serão guardadas todas as informações para a Seduc e para o Estado em si, então, é um legado significativo. Será ótimo e prático se, para todos os concursos que vierem, de outros órgãos, pudermos utilizar esse mesmo sistema, só fazendo uma limpeza de banco e realizando uma ou outra adequação que possa porventura ser necessária" finalizou Luis Burgos.