Memorial

        Memória de Um, Memória de Todos

       Já dizia o poeta baiano Wally Salomão: "a memória é uma ilha de edição". Pensando por esse prisma, tais fotografias e depoimentos contidos no livro e disponibilizados aqui neste espaço são recortes de tempos idos, especiais, tocam a cada um dos narradores de maneira particular ou, como diriam as novas gerações nos memes presentes nas redes sociais, "só quem viveu sabe".
        No entanto, para o sociólogo e filósofo francês Maurice Halbwachs, quando alguém registra suas próprias lembranças, por mais pessoais sejam essas recordações, elas ultrapassam as fronteiras do individual, pois a memória pessoal é toda marcada pelo coletivo. A lembrança de um, acaba sendo um retrato da lembrança de todos.
       A partir disto, os participantes do livro e das fotografias podem se enxergar nas memórias uns dos outros. Cada depoimento e imagem faz parte de uma filigrana ou colcha de retalhos, células estas unidas pelo fio da memória, trazendo de volta uma série de personalidades pioneiras na implantação da informática pública alagoana.
      Quando há um registro de memória a partir do presente vivido, tanto acontece a rememoração de acontecimentos como também as informações transmitidas são marcadas, inclusive, pelos esquecimentos, sejam estes voluntários ou involuntários. Acontecem representações de passados e nesse exercício, partes são escolhidas, partes são jogadas fora ou silenciadas, negadas; temos então a ilha de edição citada pelo poeta baiano no início desta apresentação. Segundo Aleida Assman, pesquisadora alemã, “definimo-nos pelo que lembramos e esquecemos juntos”.
       O objetivo deste memorial é poder representar o passado do hoje chamado Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), que contém em sua história o Centro de Processamento de Dados (CPD) e o Instituto de Processamento de Dados (IPD). É um espaço virtual de recordação (contemplando também os esquecimentos) para a informática pública alagoana. Aos que adentrarem para prestigiá-lo, o façam com a mesma generosidade com que as pessoas narradoras e participantes desse passado expuseram suas memórias. 

Assessoria de Comunicação
Itec Alagoas

    SIGA A GENTE  

    ITEC - Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas | Governo do Estado de Alagoas © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu