Uma prática corporativa bastante utilizada já há um tempo, mas que vem se popularizando em razão da pandemia por Covid-19 são as webinars, conferências online ou videoconferências com intuito educacional, onde um determinado palestrante explana um assunto de maneira remota. Essa foi a via encontrada pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) para capacitar seus colaboradores, na continuidade da implantação da qualidade e do padrão ISO 9001, durante o período de isolamento social.
As videoconferências são realizadas pela equipe do Escritório de Gestão da Qualidade (EGQ) do órgão, que já conta também com o Sistema de Gestão Estratégica (SGE) para padronização e quantificação de suas atividades, sistema este que já está disponível pra os demais órgãos estaduais.
“Diante do cenário atual, em adequação ao regime de teletrabalho, nós do EGQ iniciamos as realizações de webinars para gestores e equipes, com o objetivo de manter a produtividade, disciplina e motivação da força de trabalho com as atividades de gestão da qualidade, de modo a propiciar melhores resultados nas ações estratégicas do Instituto. Os temas de gestão são discutidos de forma a contribuir para um melhor desempenho setorial, gerando valor agregado através da disseminação da gestão do conhecimento organizacional” explicou Alcimeire Costa, técnica de qualidade do Itec.
A ação foi bem recebida pelos colaboradores do Instituto, pois foge do cotidiano das videoconferências mais simples e do trabalho diretamente ligado apenas a sistemas e documentos virtuais, pois são também instrutivas.
“Mesmo nesse momento de isolamento social no mundo, não podemos deixar de trabalhar. Então, usar ferramentas de instrução e capacitação para continuarmos nossas atividades, nos torna produtivos. Participar de um webinar, esclarecer e sanar duvidas de todos é prover soluções também. É gratificante que a tecnologia aproxime todos e que possa tornar o nosso trabalho ainda mais usual” explicou Ricardo Ayres, técnico do escritório de negócios, participante das capacitações.
O Itec, desde que foi decretado estado de emergência no estado, não parou um só instante e os webinars são mais uma das atividades realizadas nesse período.
“Além dos webinars de capacitação realizados pelo escritório de gestão da qualidade, que mantém nosso compromisso rumo ao ISO 9001, nós temos técnicos em vigília junto ao parque computacional, tanto de casa como em rodizio, a nossa central de serviços e o call center Detran estão funcionando em home office e nossos demais setores estão produtivos e interligados, inclusive até manutenção e trocas no sistema de refrigeração do data center estadual nós executamos. O Itec não pode parar, até mesmo durante esta pandemia que, temos fé, irá passar” disse o superintendente do Itec, Adolfo Bernardes.