Texto de Isaac Moraes
Imagem Daniel Cabral
Um profissional certificado e atualizado faz toda a diferença para o produto final entregue aos clientes pelas organizações. No caso de uma organização pública, essa responsabilidade é redobrada, pois os clientes finais são todos os cidadãos. A Gerência de Operações (Gero) do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) já entendeu que, para além de gerenciar e monitorar os trabalhos do cotidiano, o dever se estende para o acompanhamento das tendências na área de tecnologia, que exige estudo constante e atualização tanto quanto a medicina, e também exige buscar se capacitar nessas certificações, trazendo um retorno para a tecnologia estadual.
Dentre as áreas das certificações conseguidas, está a de segurança da informação, setor no qual, segundo o gerente de operações Álvaro Oliveira, o Instituto alagoano vem se destacando perante o Brasil, nos encontros organizados pela Abep-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC), que muitas vezes recebe, inclusive, visitantes internacionais.
"Nos encontros da Abep nós interagimos com os grandes players de tecnologia e nessas ocasiões debatemos projetos. O mais interessante é que um dos projetos aplicados aqui no Itec, que foi o de segurança, está sendo copiado por vários órgãos de outros estados, tanto pela segurança em si como pela sua simplicidade e objetividade" explicou o gerente de operações.
Certificações como ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), Oracle, Fortinet, OSCP (que envolve técnicas de Ethical Hacking), CCNA (na área de redes), o chamado CHEv-11, outra certificação internacional sobre segurança da informação são algumas das adquiridas inclusive pelo próprio gerente de operações.
"Certificar-se possibilita ao gestor da equipe ter uma linguagem mais próxima do técnicos que ali trabalham e também um entendimento ampliado de tudo que está ao seu alcance, com isso conseguindo fazer um planejamento melhor na questão de aquisição, na análise de soluções, na confecção de termo de referência com enriquecimento maior de informações técnicas, isso dá ao Itec um poderio muito significativo em informação, não é à toa que nossos sistemas de monitoramento, de gerenciamento, nossos processos vem melhorando a cada dia que passa, o maior exemplo é o processo da compra do novo data center, pois no final das contas essa eficácia está refletida nessas certificações realizadas" finalizou Álvaro Oliveira.
O Instituto conseguiu no final do ano passado a certificação internacional ISO 9001 e agora se organiza para ir em busca das ISO's referentes a tecnologia, como por exemplo as ISO's 20000, 23000, 25000 e 27000. Para isso, as certificações são primordiais.
Um profissional certificado e atualizado faz toda a diferença para o produto final entregue aos clientes pelas organizações. No caso de uma organização pública, essa responsabilidade é redobrada, pois os clientes finais são todos os cidadãos. A Gerência de Operações (Gero) do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) já entendeu que, para além de gerenciar e monitorar os trabalhos do cotidiano, o dever se estende para o acompanhamento das tendências na área de tecnologia, que exige estudo constante e atualização tanto quanto a medicina, e também exige buscar se capacitar nessas certificações, trazendo um retorno para a tecnologia estadual.
Dentre as áreas das certificações conseguidas, está a de segurança da informação, setor no qual, segundo o gerente de operações Álvaro Oliveira, o Instituto alagoano vem se destacando perante o Brasil, nos encontros organizados pela Abep-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC), que muitas vezes recebe, inclusive, visitantes internacionais.
"Nos encontros da Abep nós interagimos com os grandes players de tecnologia e nessas ocasiões debatemos projetos. O mais interessante é que um dos projetos aplicados aqui no Itec, que foi o de segurança, está sendo copiado por vários órgãos de outros estados, tanto pela segurança em si como pela sua simplicidade e objetividade" explicou o gerente de operações.
Certificações como ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), Oracle, Fortinet, OSCP (que envolve técnicas de Ethical Hacking), CCNA (na área de redes), o chamado CHEv-11, outra certificação internacional sobre segurança da informação são algumas das adquiridas inclusive pelo próprio gerente de operações.
"Certificar-se possibilita ao gestor da equipe ter uma linguagem mais próxima do técnicos que ali trabalham e também um entendimento ampliado de tudo que está ao seu alcance, com isso conseguindo fazer um planejamento melhor na questão de aquisição, na análise de soluções, na confecção de termo de referência com enriquecimento maior de informações técnicas, isso dá ao Itec um poderio muito significativo em informação, não é à toa que nossos sistemas de monitoramento, de gerenciamento, nossos processos vem melhorando a cada dia que passa, o maior exemplo é o processo da compra do novo data center, pois no final das contas essa eficácia está refletida nessas certificações realizadas" finalizou Álvaro Oliveira.
O Instituto conseguiu no final do ano passado a certificação internacional ISO 9001 e agora se organiza para ir em busca das ISO's referentes a tecnologia, como por exemplo as ISO's 20000, 23000, 25000 e 27000. Para isso, as certificações são primordiais.