O analista de Infraestrutura da Diretoria de Serviços de Tecnologia da Informação e da Telecomunicação do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (ITEC), Bruno Lage, foi o palestrante do workshop sobre a ferramenta ITIL V3, sigla para Information Technology Infrastructure Library, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (15) para os colaboradores do ITEC, como prática comum do órgão para atualizar e capacitar os servidores no que se refere à tecnologia. Palestra online reuniu mais de 80 colaboradores.
A ferramenta ITIL V3 traz diversos benefícios para as empresas de tecnologia da informação e oferece um conjunto abrangente de boas práticas para o gerenciamento de serviços de TI, focando na entrega de valor para os clientes. Ele é composto por cinco volumes principais que cobrem todo o ciclo de vida dos serviços de TI, desde a estratégia até a operação e melhoria contínua.
“Ele é uma referência essencial para qualquer organização que busque melhoria em seus serviços e maximizar o valor do negócio. Portanto, o ITIL ajuda a melhorar a eficiência operacional, a qualidade dos serviços e a satisfação do cliente, o que rege a ISO 20000-1. Além disso, o ITIL V3 contribui para a padronização de processos, o que pode resultar em redução de custos e maior controle sobre as operações de TI. Ao adotar essas práticas, podemos alinhar melhor nossos serviços com as necessidades dos clientes, promovendo uma cultura de melhoria contínua e inovação”, disse Bruno Lage.